card noticia glpi

Modernização das Solicitações de Suporte Técnico de TIC na UEFS

A Assessoria Especial de Informática implementou o GLPI ( Gerenciador Livre de Parque de Informática), uma ferramenta que mudará a maneira como lidamos com solicitações de suporte técnico de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e gerenciamento de ativos na UEFS.

O GLPI é um Sistema de Gerenciamento de Serviços de TIC que oferece uma plataforma completa para gerenciamento de ativos, acompanhamento de chamados de suporte, inventário de hardware e muito mais. Com a utilização dessa ferramenta ocorrerão algumas mudanças nas solicitações para a Central de Atendimento de TIC da UEFS.

Mudança no fluxo de atendimento

Uma das mudanças é que a plataforma permitirá que os usuários (servidores docentes e técnicos-administrativos da UEFS), possam registrar seus chamados junto à central de atendimento de serviços de TIC de maneira autônoma e prática, escolhendo os serviços que desejam assistência, por meio do acesso ao link: https://centraldeservicos.uefs.br/.

Os solicitantes/requerentes passarão a receber as notificações automáticas de chamados vindas do e-mail centraldeservicos@office.uefs.br. Como será um e-mail automático, não deve ser respondido.

Outra mudança estará no fluxo dos chamados que requerem aprovação/autorização pelo respectivo responsável da unidade/setor/departamento/colegiado. São exemplos desse tipo de serviço:

• Criação de pastas de arquivos no LIRA;
  • Criação de e-mail institucional;
  • Permissão / alteração de acesso à pasta no LIRA;
  • Permissão de Impressão;
  • Permissão de acesso externo (VPN).

Disponibilizamos aqui o tutorial de como os responsáveis pelos setores irão proceder para realizar a aprovação/autorização.

Neste momento, os outros tipos de solicitações (que não precisam de aprovação/autorização), ainda podem ser realizadas também através do ramal 8073 e do e-mail sd@uefs.br. No entanto, de maneira simplificada, sem a utilização de planilhas ou formulários. Para pedir o chamado por e-mail o solicitante deve enviar e-mail para sd@uefs.br ou ligar para o ramal 8073 e informar os dados abaixo:

– Nome completo do solicitante;

– E-mail institucional;

– Telefone para contato;

– Tombo da máquina;

– Descrição do problema.

Como acessar a plataforma para registrar o chamado?

Para acessar clique em Abertura de Chamado no menu do site da AEI

image 1

O usuário e senha para login na plataforma são os mesmos utilizados para login nos computadores da instituição (usuário e senha de domínio). Acesse aqui tutoriais para abertura e acompanhamento de chamados.

Nos colocamos à disposição para o esclarecimento de dúvidas.

Service Desk

Posts Similares