Informação

19/11/2020 11:11

A Assessoria Especial de Informática inclui dois novos recursos de acessibilidade

A Assessoria Especial de Informática - AEI incluiu dois novos recursos de acessibilidade em seu portal. O site agora possui tradução automática da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) utilizando o V Libras e recurso de voz com o ResponsiveVoice.

O VLibras é um projeto desenvolvido por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Departamento de Governo Eletrônico do Ministério do Planejamento. O projeto denominado Suíte VLibras é gratuito, livre e colaborativo e oferece um conjunto de ferramentas de tradução automática de conteúdos digitais para Libras, ampliando o acesso de pessoas com deficiência auditiva às informações disponíveis no site.

ResponsiveVoice é um recurso que realiza leitura dinâmica dos textos selecionados e links das páginas web gratuitamente para sites não comerciais, facilitando o acesso às informações por pessoas com deficiência visual.O recurso de voz e de tradução em libras podem ser habilitados/desabilitados através dos botões  e, respectivamente, localizados na parte superior direita da página.

Os novos recursos serão disponibilizados nas próximas criações de sites institucionais desenvolvidos na plataforma XV3 pela AEI. Para os sites que já estão em produção, os responsáveis que desejarem incluir esses recursos devem enviar uma solicitação digital pelo SITIENS utilizando o assunto "Sites Corporativos - Manutenção" para o setor GDESWEB.

Assista ao vídeo e veja como funciona.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.